Aço inox e alumínio: qual é o melhor?

Aço inox e alumínio: qual é o melhor?

11 de novembro de 2022

O aço inox e alumínio possuem características distintas

 

O aço inox e alumínio são materiais utilizados na fabricação de diversos produtos para uso residencial, comercial e industrial. Trata-se de elementos que, mesmo sendo comuns, ainda despertam dúvidas nas pessoas.

 

É natural pensar que o inox é mais resistente em relação ao alumínio e que essa é a única diferença entre eles. No entanto, são materiais que apresentam diversas características únicas e, para utilizá-los da forma correta, é essencial saber essas diferenciações.

 

Você se interessou pelo assunto? Neste post, apresentaremos informações relevantes para você compreender mais sobre aço inox e alumínio. Continue lendo e saiba as diferenças entre eles, qual o melhor e a importância de ter fornecedores de qualidade!

 

Diferenças entre inox e alumínio

Embora sejam bem semelhantes em diversas situações, principalmente em produtos acabados, o inox e alumínio apresentam características distintas.

 

São elementos conhecidos pelas propriedades anticorrosivas, mas também apresentam outros pontos importantes. Veja a seguir quais são!

 

Resistência

O aço inox é uma liga metálica composta por ferro e cromo. Outros elementos podem ser introduzidos na liga, sempre que se pretende melhorar suas características, tanto do ponto de resistência a corrosão e das propriedades mecânicas. A porcentagem de cromo na liga de aço inox é o principal responsável pela alta resistência a corrosão.

 

O alumínio é um metal nobre, comercializado em forma pura, como na forma de ligas metálicas, visando as propriedades mecânicas requeridas para utilização, já que o alumínio apresenta grande tendência para se oxidar. O que torna esse metal resistente a corrosão, é o próprio produto da oxidação sobre a superfície, formando uma barreira protetiva entre o metal e o meio. A adição de elementos de liga influenciam nas resistências do alumínio.

 

Peso

O peso é outro fator interessante, pois o alumínio tem uma densidade menor do que o aço inox, portanto, são produtos mais leves. Sendo assim, mesmo que seja um item de mesmo tamanho, o confeccionado em alumínio tende a ser até 3 vezes mais leve.

 

Custo

O custo é um fator peculiar, pois apesar de ser um metal nobre, o alumínio é mais barato, pois não exige muito processamento. Já o aço inox, além do processo de refino, é preciso realizar a liga, tornando os produtos um pouco mais caros.

 

Condutividade

O alumínio é um condutor térmico mais eficaz em relação ao aço inoxidável, por isso, é muito utilizado para a fabricação de radiadores e ar-condicionado. Além disso, o alumínio é melhor condutor de eletricidade do que o inox, utilizado em:

 

  • conectores;
  • cabos de força;
  • transformadores de corrente;
  • entre outros.

 

Aplicações

Por ser menos reativo, o aço inox é ideal para a produção de utensílios domésticos, desde mobílias e estruturas, até itens para cozinha. Por sua vez, o alumínio tem grande aplicação em produtos para uso comercial e industrial.

 

3 testes para distinguir os materiais

Mesmo com tantas características diferentes, distinguir o aço inox do alumínio é algo complicado em diversas situações. No entanto, com alguns procedimentos simples, é possível identificar cada material com precisão e ter uma resposta imediata.

 

Saiba nos próximos tópicos quais são os testes para distinguir o inox e alumínio!

 

1. Magnet

O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.

 

2. Rust

O rust é a análise da superfície do metal. O aço inox é menos suscetível a corrosão e ferrugem, por isso sua superfície permanece mais intacta, ao contrário do alumínio, que pode sofrer escoriações se ficar exposto a:

 

  •     tempo;
  •     umidade;
  •     produtos químicos.

 

3. Spark

Os produtos feitos de alumínio não produzem faíscas quando submetidos ao contato com outros materiais. Sendo assim, quando o produto passa por um moinho e emite faíscas, é possível que seja um item fabricado por aço inoxidável.

 

Conte com uma fornecedora de qualidade

Tanto o inox quanto o alumínio são materiais utilizados para a fabricação de diversos artefatos, em todo o mercado. Em vista disso, são elementos importantes que oferecem resistência e flexibilidade para inúmeros tipos de uso.

 

Nesse sentido, para ter ainda mais tranquilidade e utilizar itens performáticos, é imprescindível escolher fornecedores de qualidade. Assim, você conta com as melhores soluções do mercado, além de confiabilidade e ótimo custo-benefício.

 

A Metalúrgica São Raphael é uma empresa tradicional, considerada a maior fabricante de artefatos de arame da América Latina. Produzindo em alto padrão de qualidade e equipes especialistas, oferece os melhores produtos do mercado.

 

São mais de 80 anos de atuação e, com uma ampla linha de produtos, conta com trajetória marcada por:

 

  •     inovação;
  •     qualidade;
  •     foco na experiência do cliente.

 

Por isso, é a fornecedora ideal para ter itens duráveis, resistentes e que atendam às suas expectativas.

 

Como percebeu neste conteúdo, o aço inox e alumínio são materiais que apresentam características únicas para cada tipo de aplicação. Por isso, não deixe de escolher o ideal e contar com uma fornecedora reconhecida pela qualidade e excelência.

 

Gostou do post? Agora que você viu tudo sobre o inox e alumínio, o que acha de conhecer soluções incríveis para a sua empresa? Acesse o site da Metalúrgica São Raphael e veja nossos produtos em aço e aço inoxidável!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!