Acabamento superficial em peças de aço: principais tipos e como isso influência sua aplicação final

Acabamento superficial em peças de aço: principais tipos e como isso influência sua aplicação final

20 de maio de 2022

 

O acabamento superficial em peças de aço é um processo industrial que vai além das questões estéticas. Ele é fundamental para ter durabilidade e funcionalidade, protegendo o produto e elevando a resistência mecânica.

 

Neste post, você saberá quais são os principais tipos e qual a importância desse assunto para seu negócio. Continue a leitura!

 

Afinal, o que é o acabamento superficial em peças de aço?

O acabamento superficial é um processo industrial que reveste as peças de aço com diferentes tipos de materiais, considerado uma das últimas etapas antes da comercialização.

 

Além de melhorar esteticamente, o acabamento contribui para preservar a peça contra corrosão, aumentando a vida útil do produto revestido.

 

Quais são os tipos de acabamento superficial comumente utilizados em peças de aço?

As peças de aço podem receber diferentes tipos de acabamento, como galvanização por imersão a quente, galvanoplastia e pintura, conforme a indicação de uso e ambiente de exposição. 

 

Assim, é necessário entender quais são os principais acabamentos, de modo a ter produtos compatíveis com cada finalidade, e garantir resistência, durabilidade e segurança.

 

Veja, a seguir, quais são os tipos de acabamento em peças de aço!

 

Zincagem por Galvanoplastia

O Zinco tem sido tradicionalmente o material metálico mais utilizado para revestimento galvânico. Este elemento químico protege o aço contra a corrosão atmosférica devido à sua capacidade de conferir proteção catódica ao aço em todos os tipos de atmosferas naturais.


O processo de galvanoplastia é realizado em uma célula eletrolítica e precisa do fornecimento de energia elétrica para ocorrer a deposição por eletrólise. 

 

A galvanoplastia é um processo de eletrodeposição onde a peça de aço é imersa em uma solução que contém íons do metal zinco ligados ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua e se torna cátodo. 

 

O metal zinco que fornece o revestimento é ligado ao polo positivo e vai ser o ânodo, desenvolvendo o acabamento com camadas que variam de 3 a 8 mícrons.

 

A camada de zinco deve ser lisa e brilhante. A superfície de acabamento da peça zincada deve estar isenta de defeitos de eletrodeposição visíveis, tais como: bolhas, asperezas, trincas, áreas sem depósitos ou manchas.

 

Com esse processo, pode-se obter peças de coloração azul, amarela ou preta por cromatização, conhecido também como bicromatização ou passivação. Utilizada principalmente sobre o zinco eletrodepositado, visando garantir a ausência da corrosão do revestimento durante o armazenamento e transporte. 

 

Galvanizado por imersão a quente

A galvanização por imersão a quente é a imersão da peça de aço em um tanque com zinco fundido. O revestimento se forma pela difusão do zinco na peça de aço, formando uma liga ZN/Fe. 

 

A espessura da camada de zinco neste acabamento depende da velocidade de reação metalúrgica entre os metais, da composição da peça de aço e do banho de zinco fundido e do tempo de imersão. A unidade de medida da camada é expressa em mm e em g.m2.

 

Assim, por depositar uma camada mais grossa de zinco na superfície da peça, comparada à zincagem eletrolítica, possui maior resistência contra corrosão. Em contrapartida, apresenta uma aparência fosca.

 

É necessário o pós-tratamento da peça galvanizada por imersão a quente, que pode ser cromatizada ou fosfatizada para pintura.

 

Niquelado

O acabamento niquelado, ou niquelação, consiste no banho de níquel, em que a peça de aço é revestida com o metal níquel, em processo semelhante ao da zincagem eletrolítica. 

 

Trata-se de um procedimento de maior resistência à corrosão, abrasão e eleva a dureza superficial, associado ao aspecto decorativo, se adaptando em diversos tipos de uso que exigem características técnicas específicas.

 

Cromado Decorativo

O cromado decorativo é um revestimento múltiplo constituído por uma fina camada de cromo (0,3 m) sobre uma superfície de níquel para garantir a resistência à corrosão. O método de aplicação é por eletrodeposição.

 

O acabamento cromado é um dos mais comuns para quem deseja peças sofisticadas, pois deixa a peça bonita e brilhante, além de garantir resistência e durabilidade.

 

Como o acabamento influencia na aplicação da peça?

O acabamento é um processo imprescindível com intuito de garantir a resistência da peça, promovendo o uso durável sem esquecer da estética. Isso faz toda a diferença para uma aplicação correta e deve ser considerada antes de realizar a compra.

 

Determinados usos submetem a peça de ação a condições intensas, como:

 

  • atritos;
  • tração mecânica;
  • exposição ao tempo.

 

Por isso, escolher um produto com acabamento compatível às características da aplicabilidade é fundamental para ter resistência e o desempenho desejado.

 

Qual a importância de contar com fornecedores confiáveis?

As peças de aço são usadas em atividades que exigem alto nível de resistência, de modo a atender todos os padrões de segurança. Por esse motivo, é preciso ter atenção especial e adquirir produtos de qualidade.

 

Para isso, escolher fornecedores confiáveis, tradicionais e certificados é indispensável para ter produtos duráveis e resistentes. Afinal, são produzidos seguindo rigorosos padrões de qualidade de modo a conceder excelente performance e segurança no exercício das atividades. Além de contar com:

 

  • confiabilidade;
  • redução de custos;
  • suporte pós-venda;
  • garantia de qualidade;
  • processos modernos e certificados.

 

Como percebeu, o acabamento de peças em aço é essencial e impacta a funcionalidade e qualidade do produto. Portanto, escolha o tipo ideal e conte com fornecedores confiáveis para conquistar vantagem competitiva no mercado.

 

Gostou de saber sobre o acabamento de peças em aço? Então, siga a São Raphael nas redes sociais e fique por dentro das novidades em logística e metalurgia: Facebook, Instagram e LinkedIn!


Voltar

Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da São Raphael!